Tendências para o mercado em 2020



 

O ano de 2020 é estimulante para as empresas, ele carrega na bagagem uma extensa opção de tendências que devem ser estudadas e aproveitadas.

 

Seja para investir, fazer economia pessoal ou até para começar um novo negócio, conhecer o mercado e as tendências antes do concorrente pode definir quão assertivo será sua decisão.

 

Para ajudar nessa tarefa a Euromonitor Internacional divulgou uma lista detalhada das 10 maiores tendências para 2020.   

 

Nesse post listaremos as 5 principais tendências, aquelas que tem o maior potencial de retorno econômico.

 

1. Consumo colaborativo

 

Esse não é nenhuma novidade, Uber, 99taxi, usebike, Airbnb, todos esses são serviços baseados na “reutilização”. O produto nunca é posse de um único usuário, ele é utilizado de maneira compartilhada.

 

Um fator que tem contribuído para o aumento e deve ser tratado com importância é o pensamento de consumo consciente projetado sobre esses produtos. Principalmente as gerações mais jovens buscam serviços e produtos duradouros e de qualidade que prejudiquem menos o meio ambiente.

 

2. Conteúdo mobile

 

O alto número de usuários constantemente conectado as redes sociais mudaram a forma de se produzir conteúdo. O que antes era uma comunicação unilateral e esporádica, agora evoluiu para interativa e em tempo real.

 

Agora cada usuário tem nas mãos uma quantidade quase ilimitada de informação, que pode ser acessada em qualquer lugar e hora. Isso faz com que as empresas se esforcem mais na hora de falar com o público.

 

Afinal, por que alguém iria dar atenção para sua comunicação no meio de outras milhares?

 

A resposta é simples, você precisa fazer um conteúdo autêntico, personalizado e interessante. Cativar, converter e fidelizar a pessoa através de um conteúdo rápido e relevante.

 

3. Home Oficce

 

O modelo de trabalho tradicional vem abrindo espaço para o home office. A pesquisa Home Office 2018, aponta que 45% das empresas já oferecem essa possibilidade para seus funcionários.

 

As pessoas querem cada vez menos sair de casa, atrelado com o acesso fácil a internet essa atividade fica cada vez mais possível. O trabalho é mais confortável e produtivo, já que é realizado na sua própria casa existe uma flexibilidade e autonomia por parte do profissional que potencializa seus resultados, e a empresa não é prejudicada pela “ausência” de um funcionário.

 

4. Eco-frienfly

 

A adesão crescente ao veganismo e a dieta vegetariana abriu uma possibilidade enorme para negócios naturais. A preocupação com os problemas ambientais fez com que o consumo consciente estivesse na mira do público.

 

Diversas empresas já moldam sua comunicação e produção de bens em produtos ética e ecologicamente corretos. Isso atrai cada vez mais pessoas que evitam comprar produtos prejudiciais.

 

Tanto a política quanto a sociedade transformaram os métodos de produção de produtos. Diminuição da emissão de poluentes, consumo consciente, plantio de arvores, campana de incentivo são algumas das estratégias adotadas pelas empresas.

 

Essa é uma ótima oportunidade para produtores artesanais, que produzem seus próprios produtos de maneira ecológica.

 

5. Mobilidade facilitada

 

Trajeto rápido e personalizado. Isso é o que as pessoas buscam dos serviços de transporte.

 

Cada vez mais existe um sentimento de exploração e liberdade para andar pela cidade, mas fugir dos problemas, como o trânsito e a demora. Os aplicativos de navegação são uma ótima aposta, desde que ofereçam um serviço em tempo real e personalizado as demandas do usuário.

 

Formas alternativas de locomoção como yellow bike, patinete, patins, se mostram cada vez mais como opções vantajosas para os usuários que querem andar pela cidade fugindo dos congestionamentos.

 

Independente do foco da sua empresa/negócio, 2020 promete ser um ano vantajoso e diversos para o mercado. Estar atento a essas tendências e sabê-las usar ao seu favor pode ser definitivo para o seu próximo passo.

 

 


Comentários

Sem Comentários