A era dos influenciadores digitais no marketing



A opinião dos outros influencia a sua maneira de pensar? Ou uma opinião influencia não só você, como várias pessoas?

É nisso que os chamados “Youtubers”, ou seja, pessoas que fazem vídeos e possuem um canal famoso no site Youtube, investem para atrair novas visualizações em seus “vlogs” (blog de vídeos). Essas pessoas podem não ser conhecidas em canais de TV ou algo do gênero, porém têm destaque no meio digital, onde atualmente os jovens e crianças tendem a se comunicar e interagir mais, isso provoca uma conexão maior com esse público.  

O marketing busca formas diversificadas de atrair públicos para as suas marcas e, influenciadores digitais se encaixam perfeitamente quando a estratégia é: atrair essa nova geração que cresceu acostumada a interagir com a internet. Em uma pesquisa recente realizada pela Rakuten Marketing Internacional, 30% dos pais admitem que estão propensos a gastar mais em um produto de roupas para seus filhos se ele foi divulgado por algum influenciador digital, como um blogueiro, youtuber ou instagrammer.  O que se pode esperar de grandes investimentos quando unimos influenciadores digitais e marketing de conteúdo.

Atualmente há vários empreendimentos em torno desse sucesso dos Youtubers, um deles é a ferramenta de buscaCelebryts, que no ano passado, recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão. Ela mapeia, com um algoritmo, os canais do Youtube, fazendo um intermédio entre os donos desses canais e agências de publicidade. Além de outras empresas que cuidam da imagem dos influenciadores, como a francesa Digital Stars, e a Snack, que faz uma curadoria desse conteúdo de canais e agrega em uma plataforma.

Por isso, vale destacar esses novos personagens do cotidiano, que influenciam a opinião pública e podem ajudar no reconhecimento e na valorização de uma marca.

 

  • Aqui está um vídeo com uma lista de 8 Youtubers brasileiros que adquiriram fama, graças ao conteúdo de seus vídeos:

 

 

Em um ambiente em que o marketing busca formas de avaliar os impactos de suas ações, medirmos nossa produtividade é um conceito bastante relevante nesse campo.O Costumer Equity é uma métrica cada vez mais utilizada em empresas para verificar os resultados de suas ações publicitárias. Para saber mais, acesse nosso curso Medindo Produtividade em Marketing: http://bit.ly/2A4zIqe


Comentários

Sem Comentários