5 Vantagens do Ensino a Distância



A procura por cursos à distância tem aumentado anualmente, seja em graduações, cursos de verão ou cursos livres. O número de estudantes matriculados na modalidade vem aumentando na última década.

 

Dentre os fatores que propiciam aumento, destacam-se a flexibilidade de horário, custo reduzido, e a inovação e interatividade na forma de estudar.

 

Pretende começar um curso e não tem certeza se o EAD é uma boa opção?

 

Nesse artigo listamos 5 vantagens que o EAD oferece para o aluno que pode ajudá-lo a decidir. 

 

1. Autonomia 

A autonomia é a principal vantagem encontrada pelo aluno na educação a distância. O horário das aulas e a intensidade de conteúdo pode ser organizada de forma a conciliar com outras atividades do dia. 

 

Esse aspecto serve para quem tem algum empecilho que impossibilita o estudante de comparecer em uma aula presencial. Quem trabalha em tempo integral, tem dificuldade de mobilidade, filhos ou mora em áreas afastadas da cidade, consegue acessar o conteúdo do curso a qualquer hora e lugar.

 

2. Custo reduzido

O ensino a distância é uma opção para quem quer economizar, já que eles têm um custo menor que os cursos presenciais. Em alguns casos, pode custar 50% a menos.

 

Além da economia na mensalidade, o aluno dispensa alguns custos adicionais como o transporte até a escola/universidade, a alimentação diária e até mesmo o material de apoio, que pode ser consultado online.

 

3. Diploma reconhecido

Quem pensa que um curso online vale menos no mercado, está enganado. O conteúdo e a carga horária costumam ser as mesmas, assim como o nível de exigência.

 

Desde que a instituição seja devidamente qualificada, o proveito será o mesmo, e o aluno não terá nenhum prejuízo em comparação a alguém formado em um curso presencial.

 

4. Pedagogia inovadora

Nesse quesito os cursos EAD se destacam. Eles apresentam ferramentas que o ensino tradicional não oferece, um ambiente interativo entre alunos e professores. 

 

Através de vídeos, fóruns, chats, os alunos estão em contato constante com os professores, facilitando o aprendizado. Além disso existem diversas formas de medir o avanço, para isso usa-se de maneira recorrente, os simulados e os exercícios.

 

5. Inclusão 

O ensino a distância está cada vez mais se mostrando como uma alternativa inclusiva. Ele possibilita que pessoas com dificuldade de mobilidade tenham acesso a conteúdo relevantes e de qualidade em qualquer lugar, driblando a barreira do percurso.

 

Além disso existem vários formatos de conteúdo, áudios, textos, vídeos, possibilitando que pessoas com deficiência tenham acesso ao conteúdo.

 

O ensino a distância se mostra como uma ótima opção para quem quer estudar, mas tem alguma limitação. Ou para quem quer uma educação de qualidade e de maneira flexível.

 

E aí, está pensando em fazer um curso online? Não deixe de conferir a plataforma do Tabula, quem sabe você encontra algo do seu interesse.


Comentários

Sem Comentários